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10/11/2015

Um empresário de 17 anos e uma loja de roupas íntimas, a 40 degraus da principal avenida de São Mateus, bairro da Zona Leste

Um empresário de 17 anos e uma loja de roupas íntimas, a 40 degraus da principal avenida de São Mateus, bairro da Zona Leste de São Paulo/SP. Assim iniciou a história do Depósito da Lingerie, que hoje conta com 11 lojas na cidade.

Marcelo Dória e equipe estão à frente do Depósito da Lingerie, uma rede de lojas situada na Zona Leste de São Paulo/SP. Pijamas, moda praia e roupas íntimas femininas, masculinas e infantis são alguns dos produtos comercializados na rede.

Ao longo dos 17 anos de história, o Depósito da Lingerie foi se consolidando no mercado e se tornando um exemplo de empresa bem-sucedida no varejo de moda, com 11 unidades na cidade de São Paulo/SP. Tal sucesso se deve a:

Estratégias diferenciadas no PDV

O perfil do cliente do Depósito da Lingerie é composto por mulheres de 18 a 45 anos. Para se comunicar com elas, a empresa utiliza mídias sociais e WhatsApp, divulgando novidades e promovendo ações que acontecem nas lojas. “Quando faço café da manhã na loja, utilizo o WhatsApp ou o Facebook e as clientes veem, querem participar e passam na loja”, diz Marcelo. Para que a comunicação seja eficiente, cada estabelecimento possui um celular para disparar os comunicados, que são direcionados conforme o grupo de interesse no qual a cliente está inserida.

O atendimento é um dos diferenciais do Depósito da Lingerie, que aposta em estratégias diversas para estimular os sentidos das clientes:

Sempre quis ser comerciante. Sou apaixonado pelo que sou. Muitos amigos queriam ser cantores, jogadores de futebol, mas sempre tive essa vontade porque ser comerciante é melhorar todo dia

Fornecedores

Os fornecedores tiveram papel fundamental na criação do Depósito da Lingerie. “Tive a ajuda de fornecedores que confiaram em mim. Fornecedores parceiros, os quais me orgulho de ter até hoje. Eles cresceram e se desenvolveram junto com a empresa”, diz Marcelo. O relacionamento entre as partes é próximo e os fornecedores ouvem as opiniões do empresário para saber o que as clientes querem.

Saber escolher os fornecedores que irão atuar junto com o negócio, assim como escolher o público e os colaboradores, é fundamental para o sucesso. Para essa seleção, Marcelo conta que o alinhamento de valores é fundamental: “Tem que ter postura pró-ativa no mercado, valorizar as pessoas e os colaboradores, respeitar a dignidade”.

Sobre a empresa

Marcelo e equipe de colaboradores estão à frente das lojas da Depósito da Lingerie. Ele possui graduação na área jurídica, é pós-graduado em administração de empresas pela PUC-SP e pós-graduado em varejo pela FGV-SP. Além de empresário, é professor na pós-graduação em varejo, abordando o varejo popular. Mas a história de Marcelo não iniciou com títulos.

Marcelo pertence a uma família de pequenos comerciantes. No final dos anos 90, a família passou por dificuldades econômicas, o que fez com ele - com a ajuda de familiares - fosse empreender. Aos 17 anos, Marcelo abriu sua própria empresa em São Mateus, bairro da Zona Leste de São Paulo/SP. No início, Marcelo teve 23 cheques devolvidos. “Podemos dizer que comecei do menos nada, do negativo. Se tivesse começado do nada, teria sido mais fácil”, conta. O Depósito da Lingerie iniciou a 40 degraus da principal avenida do bairro. “Não tinha condições de ter loja térrea. Frequentei muito o Sebrae, que me dava cartilhas, e a coisa foi acontecendo aos poucos. Agora, tenho quatro lojas nessa avenida”. Cerca de 70 colaboradores trabalham nas 11 lojas do Depósito da Lingerie.

Capacitação e eventos

A empresa busca participar de eventos para se manter atualizada nas tendências e no mercado. “O empresário tem que participar para poder ter condições de inovar no negócio a partir de ideias que surgem nesses eventos”, diz Marcelo.

O Depósito da Lingerie participa de eventos internacionais, como o de varejo que acontece nos EUA - National Retail Federation (NRF). Marcelo compartilha o conhecimento obtido com outros estabelecimentos que atuam no ramo, por meio da Universidade da Lingerie, setor de capacitação da empresa.

É injusto dizer que o Sebrae só teve importância na minha empresa. Contribuiu com a minha formação pessoal também. Toda essa formação acadêmica não seria possível se eu não tivesse contato com o Sebrae, que transformou minha realidade profissional e pessoal também.

De acordo com Marcelo, há muitas oportunidades no Brasil. Para aproveitá-las, é fundamental ter disposição para aprender e buscar conhecimento. No atual cenário econômico, Marcelo adverte que é importante trabalhar de forma eficiente no controle de gastos e desperdícios. “Tem gente cortando custos na crise e, quando isso acontece, pode cortar qualidade na entrega para o cliente e perdê-lo”, comenta.

Ser bem-sucedido é fazer cada venda, cada negociação da melhor forma possível. Acho que o sucesso se dá todo dia, nas pequenas ações.