Crise é o melhor momento para o empresário evoluir, diz palestrante

20/07/2015

Empresário varejista há 17 anos, Marcelo Dória abriu ciclo de palestras em comemoração ao aniversário de 52 anos da ACE-Guarulhos

O palestrante Marcelo Dória deu, nesta quinta-feira, 16, na sede da ACE-Guarulhos, uma verdadeira aula de como enfrentar a atual retração econômica com positivismo. Com conhecimento de causa – sempre que indagado sobre suas funções como especialista em Gestão de Varejo ele insiste em afirmar que é, antes de tudo, um comerciante – o dono de uma rede de lojas de lingerie na Zona Leste de São Paulo, afirmou que a postura da classe empresarial diante da crise deve ser de aprendizado. “Temos que sempre tentar entender o que cada momento como este tem a nos ensinar”, disse.

A palestra “Supere a Crise com Excelência e Criatividade no Atendimento ao Cliente” explorou conceitos consagrados do marketing, como as melhores ferramentas de preço, produto e processos, por exemplo, mas com casos reais usados por Dória em suas lojas na Capital. “Muito do que aprendi foi graças à Fababa, que é a Faculdade da Barriga no Balcão”, brincou, ao falar do que considera ser a melhor faculdade de varejo do mundo. “É o dia a dia que te dá bagagem. É preciso saber observar o comportamento de quem importa: o cliente.”

Os livros de marketing falam de alguns pilares importantes, a lista de “Ps”. “O mais importante de todos é o P de pessoas”, afirmou. “O comerciante não vende um produto. Ele vende felicidade, valores. E atenção. Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais carentes de atenção. Esta é a pista que temos que seguir”, completou.

A ACE-Guarulhos completou 52 anos de atividades nesta quinta-feira, 16, data em que se comemora também o Dia do Comerciante. “Nesta sexta-feira, 17, daremos continuidade à programação de palestras que comemoram nosso aniversário, mas buscam preparar o empresário da cidade para superar o momento atual”, disse o presidente da entidade, Jorge Taiar. “A palestra do Marcelo Dória foi uma injeção de ânimo necessária para a classe empresarial que compareceu.”